Áreas Temáticas

Os temas apresentados abaixo são para orientar os proponentes de trabalhos. Qualquer outro tema não listado será aceito se referir-se à gestão socioambiental em empresas.

Casos de Ensino e Métodos de Pesquisa em Sustentabilidade

A modalidade Caso de Ensino envolve a narrativa de uma situação-problema organizacional relacionada ao tema sustentabilidade que compreenda um dilema a ser analisado no contexto do ensino de graduação ou pós-graduação. O caso deve ilustrar uma teoria previamente estudada ou introduzir um novo conhecimento. Por meio do processo de análise e tomada de decisão para a solução de um problema organizacional, o caso deve gerar oportunidades de aprendizado teórico e prático. Pode envolver a avaliação ou revisão de políticas, práticas ou propostas. Já a modalidade Métodos de Pesquisa refere-se a abordagens metodológicas inovadoras, recentes ou não tradicionais, que possibilitem avanços nas metodologias de pesquisa quali ou quanti de estudos em sustentabilidade. Os trabalhos devem focar na descrição da metodologia, no processo de pesquisa ou na análise crítica de aspectos metodológicos relevantes, e não na apresentação de resultados empíricos. 

Líder: Profa. Dra. Vanessa C. Pinsky (FIA e FEAUSP)

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

O tema cidades sustentáveis e inteligentes convida à apresentação de trabalhos que abordem estudos sobre cidades e seus desafios para a promoção da sustentabilidade e da busca por soluções inteligentes nesse contexto. Os trabalhos podem englobar análise de políticas públicas setoriais, regionais e ambientais e suas interfaces com o ambiente urbano. Também são esperados trabalhos que avaliem as agendas da iniciativa privada e suas conexões com as cidades. Na perspectiva de resiliência urbana e cidades inteligentes, destacam-se alguns temas como: planejamento urbano; revitalização de drenagens; infraestrutura verde e azul; serviços ambientais; revitalização de brownfields; estudos ambientais urbanos; eficiência energética; mobilidade urbana; construção sustentável; uso racional da água; áreas verdes e biodiversidade; mitigação e adaptação a mudanças climáticas; gestão de resíduos; gerenciamento de áreas contaminadas; sistemas de informação geográfica; big data e soluções inteligentes; consumo sustentável, dentre outros que tenham nítida associação com cidades.

Líder: Profa. Dra Amarilis Gallardo (POLI-USP e UNINOVE)

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

O tema trata de teorias, conceitos e práticas relacionadas aos processos de mensuração, controle e gestão do desempenho das organizações, em uma visão ampliada àquela descrita pela teoria da firma. Abrange temas como: indicadores de sustentabilidade; índices de sustentabilidade; abordagens teóricas do desempenho sustentável da firma; modelos de mensuração da sustentabilidade e do desempenho socioambiental; balanced scorecard sustentável; abordagem Triple Bottom Line, indicadores relativos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), entre outros temas. Abrange ainda conceitos e práticas relacionadas aos processos de comunicação e reporte do desempenho e das práticas de sustentabilidade das organizações, incluindo relatórios de sustentabilidade e relatos integrados.

Líder: Prof. Dr. José Milton de Sousa Filho (UNIFOR)

Educação e Sustentabilidade

O tema contempla as mais diversas abordagens e conceitos referentes à educação relacionada à sustentabilidade. Abrange temas que foquem em sustentabilidade como: metodologias educacionais; práticas formativas em âmbito acadêmico e corporativo; currículo dos cursos de administração; aprendizagem social para a sustentabilidade; aprendizagem organizacional e sustentabilidade; formação de docentes e discentes; abordagens multi, trans e interdisciplinares; estratégias de ensino-aprendizagem; desenvolvimento e avaliação de competências para sustentabilidade; PRME (Principles for Responsible Management Education).

Líderes: Prof. Dr Luis Felipe Nascimento (UFRGS) e Profa. Dra. Paola Schmitt (FEEVALE)

Empreendedorismo e Negócios de Impacto

O tema trata de teorias, conceitos e práticas relacionadas aos temas de empreendedorismo e criação de negócios de impacto de natureza social e ambiental. Abrange temas como: desenvolvimento de novos negócios; empreendedorismo social; projetos sociais e ambientais; corporações B (B-Corp); negócios de impacto social; negócios de impacto ambiental; base da pirâmide (BOP); Organizações da Sociedade Civil com foco em aspectos sociais e ambientais; fontes de financiamento para projetos e negócios sociais; microcrédito; parcerias institucionais para negócios e projetos socioambientais; empreendedorismo sustentável e tipos de econegócios; mapeamento de oportunidades de econegócios; modelos de negócios sustentáveis.

Prof. Dr. Marcos Cohen (IAG-PUC-RJ)

Estratégia para a Sustentabilidade

O tema trata de teorias, conceitos e práticas relacionadas aos processos de concepção, implementação e avaliação da estratégia com vistas à sustentabilidade. Abrange temas como: estratégias sustentáveis; projetos estratégicos sustentáveis; impacto do contexto institucional e econômico nos sistemas industriais; gestão estratégica de crises e riscos; criação de valor sustentável; estratégias funcionais voltadas à sustentabilidade; gestão da sustentabilidade na cadeia de valor; teoria dos stakeholders; desafios para a transição para sustentabilidade, abordagens multi nível (individual, organizacional e institucional) para a sustentabilidade; estratégias climáticas, e estratégias para implantação de eco-parques industriais.

Líder: Profa. Dra. Mônica Cavalcanti Sá de Abreu (UFC)

Estudos da Amazônia

O tema trata de teorias, conceitos e práticas relacionadas à sustentabilidade, inovação e desenvolvimento na Amazônia. Abrange tópicos como: empreendedorismo social, gestão e planejamento de negócios sustentáveis, gestão territorial, governança, inovação, mudanças climáticas, políticas públicas e ações institucionais, cadeias produtivas e tecnologias sustentáveis, todos focados na realidade da região Amazônica.

Líder: Profa. Dra. Gleriani Ferreira (FIA)

Finanças sustentáveis, Economia e Contabilidade

O tema trata de teorias, conceitos, práticas e novas abordagens voltadas para a sustentabilidade nas áreas de finanças, macro e micro economia e contabilidade. Exemplos de temas (não exaustivo) em economia: estudos teóricos da economia ampliada que trabalham com a perspectiva de garantir qualidade de vida às populações futuras; internalização de externalidades; precificação de carbono; políticas sociais e ambientais; aspectos ambientais no sistema de contas nacionais; valoração ambiental e outros instrumentos econômicos de gestão ambiental; pagamento por serviços ambientais; política fiscal verde. Em finanças e contabilidade: Princípios do Equador; investimento de impacto; análise ASG; retorno econômico-financeiro de investimentos em sustentabilidade; Social Responsible Investments; microfinanças; inclusão bancária; desenvolvimento de políticas de crédito socioambiental; evidenciação ambiental; contabilidade ambiental; regulação e supervisão bancária e de mercado de capitais para aspectos ASG.

Líderes: Profa. Dra. Annelise Vendramini (CES-EAESP-FGV) e Prof. Dr. Sergio Murilo Petri (UFSC)

Gestão Ambiental

O tema contempla estudos sobre elementos que visam mitigar problemas ambientais e buscar o uso mais eficiente dos recursos disponíveis, além da avaliação dos impactos e externalidades resultantes da produção de bens ou serviços, causados pelas atividades das organizações. Abrange temas como: sistemas de gestão ambiental; normas de gestão ambiental; ecologia industrial; auditoria ambiental; produção mais limpa; ciclo de vida do produto; projetos de gases de efeito estufa; mecanismos de desenvolvimento limpo; projetos de energia renovável; gerenciamento de passivos ambientais, entre outros.

Líder: Prof. Dr. Alexandre de Oliveira e Aguiar

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

O tema trata de gestão de pessoas e sustentabilidade e suas teorias, conceitos e práticas, discutindo os efeitos das ações das organizações para os seus empregados. Abrange temas como: ética nas organizações; diversidade nas organizações; aspectos éticos na gestão de pessoas; igualdade de gêneros; gestão de competências para a sustentabilidade; cultura organizacional e sustentabilidade; aspectos gerais de gestão de pessoas e seus impactos para as organizações.

Líder: Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana (FEA-RP-USP)

Inovação Sustentável e Marketing

O tema trata de teorias, conceitos e práticas relacionadas aos processos de concepção de uma inovação voltada para a sustentabilidade, assim como das ações de marketing voltadas para sustentabilidade. Do lado da inovação sustentável, esta visão pode seguir a classificação tradicional para inovações ou assumir novas formatações. Seu foco é centrado em mudanças que contribuam para o desenvolvimento sustentável, incluindo mudança institucional ou social, e redução do impacto socioambiental. Abrange temas como: controle da poluição (tecnologias novas, melhores ou mais baratas); produtos ou serviços sustentáveis; modelos de gestão; processos mais eficientes; tecnologias de energia e de transporte sustentável; eco-design; avaliação de ciclo de vida de produto; inovação social; ecoinovação, inovação verde, inovação sustentável, inovação inclusiva, entre outros. Além disso, pode ser observada sob a perspectiva emergente da transição para sustentabilidade, trazendo ao debate inovações sócio-técnicas e a perspectiva multi-nível. Já do lado do marketing sustentável, trata de conceitos e práticas relacionadas que incluem temas como: marketing social, marketing societal, macromarketing; marketing crítico; consumo sustentável; resíduos domiciliares; ética em marketing; consumo consciente; responsabilidade social corporativa aplicada a marketing; marketing e stakeholders; certificação de produtos sustentáveis.

Líderes: Profa. Dra. Adriana Marotti de Mello (FEAUSP) e Profa. Dra. Profa. Dra. Kavita Hamza (FEAUSP)

Governança e Sustentabilidade em Organizações

O tema busca receber pesquisas teóricas e empíricas que tratem de como a sustentabilidade entra na pauta de governança das organizações, o que envolve o termo Environmental, Social, and Governance (ESG). Abrange temas como: papel dos agentes de governança (acionistas, investidores institucionais, conselheiros de administração e executivos); estruturas de governança (conselho de administração, comitês de assessoramento ao conselho e órgãos de controle); tomada de decisão no âmbito da governança; adoção de princípios e boas práticas de governança; aderência dos principais atores ao código de conduta; compliance e riscos; sistemas de remuneração; mecanismos de governança; estrutura de propriedade, e modelos de governança em organizações.

Líder: Prof. Dr. Tobias Coutinho Parente (Universidade Ibirapuera)

Operações Sustentáveis e Economia Circular

O tema contempla estudos relacionados à sustentabilidade na gestão das operações de processos lineares e modelos circulares. Na busca por avançar na compreensão de procedimentos, práticas e ferramentas, o tema busca auxiliar as organizações a reduzir seu impacto ambiental ao mesmo tempo contribuir para a inserção de outros elementos (ex. social, econômico e cultural) no seu processo de gestão para a sustentabilidade. O tema abrange tópicos como: sustentabilidade na gestão da cadeia de suprimentos/cadeia de valor; certificações socioambientais, dimensão social da sustentabilidade nas operações (ex. trabalho escravo, saúde e segurança), gestão de relacionamento com fornecedores, mecanismos de governança e transparência, tecnologias limpas; avaliação de ciclo de vida de produto; logística reversa, modelos de negócios para a economia circular (3Rs, 4Rs, 5Rs, 9Rs, 10Rs, ReSOLVE, extensão do ciclo de vida do produto, plataformas de compartilhamento, produto como serviço, pay-per-use, recuperação de recursos, provisão circular, entre outros); design de produtos, modularização de produtos e utilização de materiais em cascata; indicadores de desempenho; inovação e economia circular; encadeamento produtivo e economia circular; políticas públicas para a economia circular e governança. Além disso, o tema estimula a compreensão de como adotar os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) nas operações.

Líderes: Prof. Dr. Minelle Eneas da Silva (La Rochelle Business School, France) e Profa. Dra. Simone Sehnem (UNOESC/UNISUL)

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

O tema trata das políticas públicas ambientais em diferentes níveis de governo (federal, estadual e municipal) e distintas agendas, com suas implicações para a sustentabilidade em múltiplas perspectivas: ambiental, social, cultural, política e econômica. Aspectos da governança ambiental e o papel de organismos internacionais, governos nacionais, estaduais e locais, organizações da sociedade civil e atores de mercado na provisão de políticas públicas e bens públicos relacionados à sustentabilidade. Formação de agenda, desenho, implantação e avaliação de políticas públicas em diferentes dimensões da sustentabilidade. Mecanismos de comando e controle, auto-regulação e compensação socioambiental em distintas agendas de políticas públicas. Implicações das políticas públicas na gestão ambiental em organizações, envolvendo aspectos e interfaces da problemática rural e urbana. Dilemas e desafios na governança dos resíduos, água, mobilidade urbana, biodiversidade e poluição, dentre tantos outros aspectos postos à sociedade contemporânea ao problematizar suas retóricas, discursos e práticas relacionadas à sustentabilidade.

Líder: Profa. Dra. Sylmara Gonçalves Dias (EACH-USP)

Responsabilidade Social Corporativa

O tema trata da Responsabilidade Social Corporativa e suas teorias, conceitos e práticas, discutindo os efeitos das ações das organizações nos diversos stakeholders com quem se relaciona. Abrange temas como: responsabilidade social, responsabilidade ambiental; comércio justo; diversidade nas organizações; economia inclusiva; marketing social; acordos e princípios internacionais de sustentabilidade e seus impactos para as organizações.

Líder: Profa. Dra. Lilian Caporlingua Giesta Cabral (Universidade Federal Rural do Semi-Árido)

Outros Temas

Trabalhos cujos temas não se enquadram em nenhuma das demais classificações de temas, mas cuja abordagem encontra-se dentro do escopo do evento.

Líder: Profa. Dra. Barbara Galleli (UFPR)