Áreas Temáticas

Os temas apresentados abaixo são para orientar os proponentes de trabalhos. Qualquer outro tema não listado será aceito se referir-se à gestão socioambiental em empresas.

Cidades Sustentáveis e Inteligentes / Smart Cities

O tema de cidades sustentáveis e inteligentes convida a apresentação de trabalhos que abordem estudos sobre cidades e seus desafios para a promoção da sustentabilidade e da busca por soluções inteligentes nesse contexto. Os trabalhos podem englobar análise de políticas públicas setoriais, regionais e ambientais e suas interfaces com o ambiente urbano. Também são esperados trabalhos que avaliem as agendas da iniciativa privada e suas conexões com as cidades. Na perspectiva de resiliência urbana e smart cities destacam-se alguns temas como: planejamento urbano; revitalização de drenagens; infraestrutura verde e azul; serviços ambientais; revitalização de brownfields; estudos ambientais urbanos; eficiência energética; mobilidade urbana; construção sustentável; uso racional da água; áreas verdes e biodiversidade; mitigação e adaptação a mudanças climáticas; gestão de resíduos; gerenciamento de áreas contaminadas; sistemas de informação geográfica; big data e soluções inteligentes; consumo sustentável, dentre outros, que tenham nítida associação com cidades.

Líder: Profa. Dra Amarilis Gallardo (POLI-USP e UNINOVE)

Direitos Humanos e Empresas

O tema Direitos Humanos e Empresas convida a apresentação de trabalhos que abordem estudos sobre à promoção e o respeito aos direitos humanos no contexto dos negócios. Os trabalhos podem englobar: a análise de legislações e políticas públicas nacionais e internacionais; análise de práticas empresariais sobre due diligence em direitos humanos; estudos sobre a responsabilidade administrativa, cível ou criminal das empresas por violações de direitos humanos no entorno de suas operações ou em sua cadeia de fornecimento; transparência em direitos humanos; estudos que contemplem os Princípios Orientadores (PO) sobre empresas e direitos humanos da ONU, em qualquer um de seus três pilares;
combate à formas de escravidão moderna ou promoção do trabalho decente em cadeias de fornecimento; mecanismos de escuta e denúncia implementados por empresas; a relação entre os POs e situações de desastres; papéis e responsabilidades dos diferentes atores envolvidos em grandes obras de infraestrutura em relação aos direitos humanos; dentre outros, que se adequem à temática de direitos humanos e empresas.

Líder: Profa. Dra. Flávia Scabin (CeDHE – FGV DIREITO SP)

Economia Circular

Economia Circular Transição do modelo linear de produção para o modelo circular; modelos de negócios para a economia circular (3Rs, 4Rs, 5Rs, 9Rs, 10Rs, ReSOLVE, extensão do ciclo de vida do produto, plataformas de compartilhamento, produto como serviço, pay-per-use, recuperação de recursos, provisão circular, entre outros); práticas de economia circular; governança para a economia circular; design de produtos, processos e reestruturação de cadeias de produção para a economia circular; modularização de produtos e utilização de materiais em cascata; indicadores de desempenho para a economia circular; inovação disruptiva e economia circular; encadeamento produtivo e economia circular; políticas públicas para a economia circular. Simone Sehnem (UNOESC/UNISUL).

Líder: Profa. Dra. Simone Sehnem (UNOESC/UNISUL)

Educação e Sustentabilidade

O tema contempla as mais diversas abordagens e conceitos referentes à educação relacionada à sustentabilidade. Abrange temas que foquem em sustentabilidade como: metodologias educacionais; práticas formativas em âmbito acadêmico e corporativo; currículo dos cursos de administração; aprendizagem social para a sustentabilidade; aprendizagem organizacional e sustentabilidade; formação de docentes e discentes; abordagens multi, trans e interdisciplinares; estratégias de ensino-aprendizagem; desenvolvimento e avaliação de competências para sustentabilidade; PRME (Principles for Responsible Management Education).

Líder: Prof. Dr Luis Felipe Nascimento (UFRGS) e  Profa. Dra. Janette Brustein (Mackenzie)

Empreendedorismo e Negócios de Impacto

O tema trata de teorias, conceitos e práticas relacionadas aos temas de empreendedorismo e criação de negócios de impacto de natureza social e ambiental. Abrange temas como: desenvolvimento de novos negócios; empreendedorismo social; projetos sociais e ambientais; corporações B (B-Corp); negócios de impacto social; negócios de impacto ambiental; BPO – base da pirâmide; Organizações da Sociedade Civil com foco em aspectos sociais e ambientais; fontes de financiamento para projetos e negócios sociais; microcrédito; parcerias institucionais para negócios e projetos socioambientais; empreendedorismo sustentável e tipos de econegócios; mapeamento de oportunidades de econegócios; modelos de negócios sustentáveis.

Prof. Dr. Marcos Cohen (IAG-PUC-RJ)

Estratégia para a sustentabilidade

O tema trata de teorias, conceitos e práticas relacionadas aos processos de concepção, implementação e avaliação da estratégia com vistas à sustentabilidade. Abrange temas como: estratégias sustentáveis; projetos estratégicos sustentáveis; impacto do contexto institucional e econômico nos sistemas industriais,, gestão estratégica de crises e riscos; criação de valor sustentável; estratégias funcionais voltadas à sustentabilidade; gestão da sustentabilidade na cadeia de valor; teoria dos stakeholders; desafios para a transição para sustentabilidades, abordagens multinível (individual, organizacional e institucional) para a sustentabilidade, estratégias climáticas, estratégias para implantação de eco-parques industriais, e economia circular.

Líder: Profa. Dra. Mônica Cavalcanti Sá de Abreu (UFC)

Estudos Organizacionais em Sustentabilidade

O tema aborda pesquisas teóricas e empíricas que discutem a sustentabilidade a partir dos estudos organizacionais. Abrange temas como: a sustentabilidade como um fenômeno de estudo para os estudos organizacionais; perspectivas epistemológicas para a discussão da sustentabilidade nos estudos organizacionais; abordagens da sustentabilidade em análise organizacional; a sustentabilidade em organizações alternativas; metodologias avançadas para o estudo da sustentabilidade nas organizações; o uso de teorias organizacionais para a discussão da sustentabilidade; inspirações sociológicas para o estudo das relações entre organizações e sustentabilidade.

Líder: Prof. Dr. Rafael Borim de Souza (UEL) 

Estudos da Amazônia

O tema trata de teorias, conceitos e práticas relacionadas à sustentabilidade, inovação e desenvolvimento na Amazônia. Abrange tópicos como: empreendedorismo social, gestão e planejamento de negócios sustentáveis, gestão territorial, governança, inovação, mudanças climáticas, políticas públicas e ações institucionais, cadeias produtivas e tecnologias sustentáveis, todos focados na realidade da região Amazônica.

Líder: Profa. Dra. Gleriani Ferreira (FIA)

Finanças Sustentáveis

O propósito do tema é levar em consideração os aspectos relacionados a Finanças e que se relacionam com aspectos sociais e ambientais. Inclui tópicos como: Princípios do Equador; operações de Project Finance; investimentos de impacto social e ambiental; instrumentos de financiamento sustentável; mercado de carbono; Social Responsible Investments; microfinanças; inclusão bancária; desenvolvimento de políticas de crédito socioambiental; Social Return on Investment (SROI), dentre outros.

Líder: Profa. Dra. Annelise Vendramini (CES-EAESP-FGV) 

Gestão Ambiental

Este tema contempla estudos sobre elementos que visam mitigar problemas ambientais e buscar o uso mais eficiente dos recursos disponíveis, além da avaliação dos impactos e externalidades resultantes da produção de bens ou serviços, causados pelas atividades das organizações. Abrange temas como: sistemas de gestão ambiental; normas de gestão ambiental; ecologia industrial; auditoria ambiental; produção mais limpa; ciclo de vida do produto; projetos de gases de efeito estufa; mecanismos de desenvolvimento limpo; projetos de energia renovável; gerenciamento de passivos ambientais e outros.

Líder: Prof. Dr. Alexandre de Oliveira e Aguiar (UNINOVE)

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

O tema trata de Gestão de Pessoas e Sustentabilidade e suas teorias, conceitos e práticas, discutindo os efeitos das ações das organizações para os seus empregados. Abrange temas como: ética nas organizações; diversidade nas organizações; aspectos éticos na gestão de pessoas; igualdade de gêneros, gestão de competências para a sustentabilidade, cultura organizacional e sustentabilidade, aspectos gerais de gestão de pessoas e seus impactos para as organizações.

Líder: Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana (FEA-RP-USP)

Indicadores e modelos de mensuração da sustentabilidade

O tema trata de teorias, conceitos e práticas relacionadas aos processos de mensuração, controle e gestão do desempenho das organizações, em uma visão ampliada àquela descrita pela teoria da firma. Abrange temas como: indicadores de sustentabilidade; índices de Sustentabilidade; abordagens teóricas do desempenho sustentável da firma; modelos de mensuração da sustentabilidade e do desempenho socioambiental; balanced scorecard sustentável; abordagem Triple Bottom Line, indicadores relativos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), entre outros temas.

Líder: Prof. Dr. José Milton de Sousa Filho (UNIFOR) 

Inovação Sustentável

O tema trata de teorias, conceitos e práticas relacionadas aos processos de concepção de uma inovação voltada para a sustentabilidade. Esta visão pode seguir a classificação tradicional para inovações ou assumir novas formatações. Seu foco é centrado em mudanças que contribuam para o desenvolvimento sustentável, incluindo mudança institucional ou social, e redução do impacto socioambiental. Abrange temas como: controle da poluição (tecnologias novas, melhores ou mais baratas); produtos ou serviços sustentáveis; modelos de gestão; processos mais eficientes; tecnologias de energia e de transporte sustentável; eco-design; avaliação de ciclo de vida de produto; inovação social; eco-inovação/inovação verde; inovação sustentável, inovação inclusiva, entre outros. Além disso, pode ser observada sob a perspectiva emergente da transição para sustentabilidade, trazendo ao debate inovações sócio-técnicas e a perspectiva multi-nível.

Líder: Prof. Dr. Minelle Eneas da Silva (La Rochelle Business School, France)

Marketing e Sustentabilidade

O tema trata de conceitos e práticas relacionadas às disciplinas de marketing. Trata de temas como: marketing social, marketing societal, macromarketing; marketing crítico; consumo sustentável; resíduos domiciliares; ética em marketing; consumo consciente; responsabilidade social corporativa aplicada a marketing; marketing e stakeholders; certificação de produtos sustentáveis.

Líder: Profa. Dra. Kavita Hamza (FEA-USP)

Operações sustentáveis

Este tema contempla estudos sobre modelos de gestão em processos produtivos que considerem aspectos da sustentabilidade na aplicação de princípios da gestão de operações e ferramentas para reduzir os impactos sociais e ambientais. Abrange temas como: tecnologias limpas; avaliação de ciclo de vida de produto; biocombustíveis, ecoparques industriais; gestão sustentável da cadeia de suprimentos; cadeia de valor sustentável; logística reversa; remanufatura; descarte e obsolescência programada; reciclagem; gestão de resíduos; gestão de passivos ambientais; gestão de resíduos, responsabilidade estendida do produtor; produção mais limpa; gestão da qualidade ambiental; ecoeficiência; ecodesign; ecologia industrial, entre outros temas.

Líder: Profa. Dra. Adriana Marotti de Mello (FEA-USP) e  Profa. Dra. Roberta de Castro Souza Pião (PRO-POLI/USP)

Outros temas correlatos

Trabalhos cujos temas não se enquadram em nenhuma das demais classificações de temas, mas cuja abordagem encontra-se dentro do escopo do evento.

Líder: Profa. Dra. Barbara Galleli (UFPR)

Reporte e Comunicação da Sustentabilidade

O tema trata de conceitos e práticas relacionadas aos processos de comunicação e reporte do desempenho e das práticas socioambientais e de sustentabilidade das organizações. Abrange temas como: relatórios de sustentabilidade; relatórios socioambientais; relato integrado (integrated report); balanço social; Global Reporting Initiative (GRI); comunicação da sustentabilidade pela internet (websites, redes sociais, apps), entre outros.

Líder: Profa. Dra. Dolores Gallardo-Vázquez (Universidad de Extremadura, Espanha)

Responsabilidade Social Corporativa

O tema trata da Responsabilidade Social Corporativa e suas teorias, conceitos e práticas, discutindo os efeitos das ações das organizações nos diversos stakeholders com quem se relaciona. Abrange temas como: responsabilidade social, responsabilidade ambiental; comércio justo; diversidade nas organizações; economia inclusiva; comércio justo; marketing social; acordos e princípios internacionais de sustentabilidade e seus impactos para as organizações.

Líder: Profa. Dra. Lilian Caporlingua Giesta (Universidade Federal Rural do Semi-Árido)

Políticas Públicas para a sustentabilidade

Convidamos trabalhos que tratam das políticas públicas ambientais em diferentes níveis de governo (federal, estadual e municipal) e distintas agendas, com suas implicações para a sustentabilidade em múltiplas perspectivas, a saber, ambiental, social, cultural, política e econômica. Especialmente buscaremos debater aspectos da governança ambiental e o papel de organismos internacionais, governos nacionais, estaduais e locais, organizações da sociedade civil e atores de mercado na provisão de políticas públicas e bens públicos relacionados à sustentabilidade. Formação de agenda, desenho, implantação e avaliação de políticas públicas em diferentes agendas e dimensões da sustentabilidade. Mecanismos de controle, “enforcement”, auto-regulação e compensação socioambientais em distintas agendas de políticas públicas. Pretende-se também examinar as imbricações das políticas públicas na gestão ambiental de organizações privadas, públicas e da sociedade civil, envolvendo aspectos e interfaces da problemática rural e urbana. Estas interfaces temáticas são férteis para estudos interdisciplinares, sobretudo quando expõem dilemas e desafios na governança dos resíduos, água, mobilidade urbana, biodiversidade e poluição, dentre tantos outros aspectos postos à sociedade contemporânea ao problematizar suas retóricas, discursos e práticas relacionadas à sustentabilidade.

Líder: Profa. Dra. Sylmara Gonçalves Dias
(EACH-USP) e Prof. Dr. Armindo dos Santos de Sousa Teodósio
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Sustentabilidade na Economia e na Contabilidade

O propósito do tema é levar em consideração aspectos relacionados à sustentabilidade que incluam novas abordagens no que se refere a conceitos/áreas como: evidenciação ambiental; tributação dos recursos naturais; pagamento por serviços ambientais; contabilidade ambiental; ICMS Ecológico; Finanças Sustentáveis; Contabilidade Socioambiental; Relatórios de Sustentabilidade; Relato Integrado. Economia do meio ambiente; internalização de externalidades; águas para a economia verde; estudos dos teóricos dessa economia ampliada trabalham com a perspectiva de garantir qualidade de vida às populações futuras; valoração ambiental e outros instrumentos econômicos de gestão ambiental.

Líder: Prof. Dr. Sergio Murilo Petri (UFSC)