Consórcio Doutoral e Mestral

O Consórcio Doutoral do ENGEMA é direcionado para alunos dos cursos de doutorado e visa a contribuir para o desenvolvimento de projetos de tese que envolvam a temática da sustentabilidade. As atividades são realizadas no estilo de bancas examinadoras, constituídas por pesquisadores experientes e reconhecidos. Os trabalhos submetidos pelos doutorandos serão discutidos em um clima de respeito e cordialidade, focando em discussões que permitam contribuir de forma positiva com a melhoria dos projetos de tese.

O Consórcio Mestral do ENGEMA é direcionado para alunos dos cursos de mestrado acadêmico e profissional e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de projetos de dissertação que envolvam a temática da sustentabilidade. As atividades são realizadas no estilo de bancas examinadoras, constituídas por pesquisadores experientes e reconhecidos. Os trabalhos submetidos pelos mestrandos serão discutidos em um clima de respeito e cordialidade, focando em discussões que permitam contribuir de forma positiva com a melhoria dos projetos de dissertação.

 

PROCESSO DE SUBMISSÃO

Os alunos que desejam enviar seus projetos para os Consórcios, devem atentar-se para as seguintes regras:

a) Os projetos devem ser enviados pelo e-mail contato@engema.org.br até o dia 30/10/2018, indicando no campo Assunto do e-mail “Submissão de projeto para consórcio doutoral ou mestral” (conforme o caso);

b) A proposta dos projetos deve conter até 20 páginas e deve estar estruturada da seguinte forma:

  • Página de rosto, contendo: título; nome do proponente; e-mail e telefones de contato; Programa de Pós-Graduação e instituição ao qual está vinculado; nome do orientador;
  • Breve introdução, incluindo: problema de pesquisa, objetivos e justificativa;
  • Breve quadro teórico de referência, com principais argumentos teóricos, proposições e hipóteses;
  • Procedimentos metodológicos;
  • Referências (ordem alfabética, de acordo com a norma ABNT/NBR-6023 ou APA).
  • Formato da proposta: editor de texto Word for Windows; papel A4; margens: superior (3cm), inferior (2cm), esquerda (3cm), direita (2cm); fonte Times New Roman tamanho 12; espaçamentos simples entre caracteres, palavras e linhas.

 

c) Serão aceitas propostas de tese em português, inglês ou espanhol.

d) Antes de realizar o upload do projeto de tese ou de dissertação, certifique-se de que o arquivo não esteja infectado com vírus. Trabalhos que não atendam a essa exigência serão excluídos.

 

É importante destacar que:

a) Os alunos a apresentarem seus projetos serão escolhidos em função da qualidade dos projetos, adequação ao tema do evento e do número de vagas disponíveis. Para avaliação das propostas, serão utilizados os seguintes critérios:

– Clareza na delimitação do tema, problema e objetivos;

– Relevância teórico-prática do projeto de tese ou de mestrado para o conhecimento da área;

– Qualidade do referencial teórico e dos argumentos teóricos;

– Adequação e clareza na descrição das etapas para a operacionalização do estudo;

– Qualidade da organização e apresentação da proposta, observando se a proposta atende às normas indicadas no campo anterior e está escrita de forma correta, sem erros gramaticais ou ortográficos;

 

b) A participação no consórcio doutoral e mestral está condicionada à INSCRIÇÃO do aluno no ENGEMA 2018, com o PAGAMENTO da inscrição confirmada.