Instruções para Submissão, Apresentação e Publicação

Publicação dos trabalhos:

1) A publicação de trabalho aceito nos anais do evento, nas páginas da internet, está condicionada a apresentação no dia do evento e  à inscrição com o  pagamento de pelo menos um dos autores do trabalho

2) Não há possibilidade de escolha de data e horário de apresentação dos mesmos. A programação seguirá o planejamento realizado pela Coordenação científica do ENGEMA

Os autores devem verificar os seguintes itens antes da submissão:

– O texto deve estar “vacinado” contra vírus por meio de um antivírus devidamente atualizado;
– Os trabalhos devem ser enviados para submissão sem qualquer identificação ou indicação de autoria no campo “propriedade” e no corpo do trabalho;
– Para cadastrar a autoria, é necessário o número do CPF de todos os autores brasileiros (para os autores estrangeiros, o número do passaporte);
Em hipótese alguma será aceito a inclusão de autor após a submissão;
– Cada autor poderá submeter à avaliação até três artigos em que figure como autor ou coautor. Cada artigo poderá ter até 5 autores.
– Submeter apenas um trabalho por vez;
– Respeitar os prazos de submissão.

Passos para submeter o seu trabalho pela Internet:

Cadastro do autor: É importante realizar a atualização dos dados, pois a última informação registrada é a que constará na identificação da autoria do trabalho.

Cadastros dos coautores: O responsável pela submissão deverá vincular ao artigo os demais autores que estarão cadastrados no sistema. Antes de clicar no botão encerrar, certifique-se que os nomes incluídos na autoria do artigo estão corretos.

Cadastrar os dados do trabalho na seguinte ordem:
– Área temática;
– Título do trabalho;
– Informações relativas ao(s) autor(es): título acadêmico mais alto, instituição a que pertence(m), endereço postal completo, e-mail e telefone para contato;
– Resumo;
– Palavras-chave.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS 

1) Instruções para apresentação oral dos trabalhos:

A apresentação do trabalho terá a duração de 15 minutos. Após a apresentação haverá um espaço para discussão do trabalho.

A apresentação deverá ser em PowerPoint e a formatação da apresentação é livre. Por segurança, é recomendado trazer uma cópia da apresentação em transparências ou impressa.

Para que não haja atraso nas apresentações, solicitamos a presença do apresentador na sala com 5 minutos de antecedência para a preparação da sua apresentação.

2) Instruções para apresentação interativa:

A sessão terá apresentação de cada trabalho em até 10 minutos por um ou mais autores. Na sequência, haverá um debate promovido pelo moderador/coordenador da sessão ao final de cada apresentação ou ao final da última apresentação, promovendo-se a discussão e a interação dos temas de pesquisa dos trabalhos, inclusive com a audiência.

Não são utilizados equipamentos de projeção.

3) Instruções para apresentação dos pôsteres:

– O pôster deve ser impresso em Papel ou Lona. É obrigatório que seja confeccionado com cordão para pendurar.

– Dimensões: largura – mínima 60 cm e máxima 90 cm; altura – mínima 90 cm e máxima 120 cm

– O projeto gráfico é de responsabilidade do autor.

– O pôster deve ser legível a uma distância de pelo menos 1m.

– Recomenda-se utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis, organizando as informações de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas.

– Somente será permitida a apresentação do pôster por autores devidamente inscritos no evento.