Áreas Temáticas

Os temas apresentados abaixo são para orientar os proponentes de trabalhos. Qualquer outro tema não listado será aceito se referir-se à gestão socioambiental em empresas.

Educação e Sustentabilidade

O tema contempla as mais diversas abordagens e conceitos referentes à educação relacionada à sustentabilidade. Abrange temas que foquem em sustentabilidade como: metodologias educacionais; práticas em âmbito acadêmico e corporativo; currículo dos cursos de administração; aprendizagem social; aprendizagem organizacional; formação de docentes e discentes; abordagens multi, trans e interdisciplinares; estratégias de ensino-aprendizagem; mensuração e avaliação das competências desenvolvidas; PRME (Principles for Responsible Management Education).

Líder: Prof. Dr Luis Felipe Nascimento (UFRGS)

Empreendedorismo e Negócios de Impacto

O tema trata de teorias, conceitos e práticas relacionadas aos temas de empreendedorismo e criação de negócios de impacto de natureza social e ambiental. Abrange temas como: desenvolvimento de novos negócios; empreendedorismo social; projetos sociais e ambientais; corporações B (B-Corp); negócios de impacto social; negócios de impacto ambiental; BPO – base da pirâmide; Organizações da Sociedade Civil com foco em aspectos sociais e ambientais; fontes de financiamento para projetos e negócios sociais; microcrédito; parcerias institucionais para negócios e projetos socioambientais; empreendedorismo sustentável e tipos de econegócios; mapeamento de oportunidades de econegócios; modelos de negócios sustentáveis.

Prof. Dr. Marcos Cohen (IAG-PUC-RJ)

Estratégia para a sustentabilidade

O tema trata de teorias, conceitos e práticas relacionadas aos processos de concepção, implementação e avaliação da estratégia com vistas à sustentabilidade. Abrange temas como: estratégias sustentáveis; projetos estratégicos sustentáveis; sustentabilidade como vantagem competitiva; impacto dos aspectos do macro-ambiente relativos à sustentabilidade; gestão estratégica de crises e riscos; criação de valor sustentável; estratégias funcionais voltadas à sustentabilidade; gestão da sustentabilidade na cadeia de valor; teoria dos stakeholders; aplicações das abordagens estratégicas tradicionais orientadas à sustentabilidade.

Líder: Profa. Dra. Mônica Cavalcanti Sá de Abreu (UFC)

Estudos Organizacionais em Sustentabilidade

O tema aborda pesquisas teóricas e empíricas que discutem a sustentabilidade a partir dos estudos organizacionais. Abrange temas como: a sustentabilidade como um fenômeno de estudo para os estudos organizacionais; perspectivas epistemológicas para a discussão da sustentabilidade nos estudos organizacionais; abordagens da sustentabilidade em análise organizacional; a sustentabilidade em organizações alternativas; metodologias avançadas para o estudo da sustentabilidade nas organizações; o uso de teorias organizacionais para a discussão da sustentabilidade; inspirações sociológicas para o estudo das relações entre organizações e sustentabilidade.

Líder: Prof. Dr. Rafael Borim de Souza (UEL) 

Finanças Sustentáveis

O propósito do tema é levar em consideração os aspectos relacionados a Finanças e que se relacionam com aspectos sociais e ambientais. Inclui tópicos como: Princípios do Equador; operações de Project Finance; investimentos de impacto social e ambiental; instrumentos de financiamento sustentável; mercado de carbono; Social Responsible Investments; microfinanças; inclusão bancária; desenvolvimento de políticas de crédito socioambiental; Social Return on Investment (SROI), dentre outros.

Líder: Profa. Dra. Annelise Vendramini (CES-EAESP-FGV) 

Gestão Ambiental

Este tema contempla estudos sobre elementos que visam mitigar problemas ambientais e buscar o uso mais eficiente dos recursos disponíveis, além da avaliação dos impactos e externalidades resultantes da produção de bens ou serviços, causados pelas atividades das organizações. Abrange temas como: Sistemas de gestão ambiental; Normas de gestão ambiental; Ecodesign; Ecoeficiência; Ecologia industrial; Auditoria ambiental; Produção mais limpa; Ciclo de vida do produto; Cadeias de suprimentos sustentáveis; Projetos de Gases de Efeito Estufa; Gerenciamento de passivos ambientais.

Líder: Prof. Dr. Alexandre Aguiar (UNINOVE) 

Indicadores e modelos de mensuração da sustentabilidade

O tema trata de teorias, conceitos e práticas relacionadas aos processos de mensuração, controle e gestão do desempenho das organizações, em uma visão ampliada àquela descrita pela teoria da firma. Abrange temas como: indicadores de sustentabilidade; índices de Sustentabilidade; abordagens teóricas do desempenho sustentável da firma; modelos de mensuração da sustentabilidade e do desempenho socioambiental; balanced scorecard sustentável; abordagem Triple Bottom Line.

Líder: Prof. Dr. José Milton de Sousa Filho (UNIFOR) 

Inovação Sustentável

O tema trata de teorias, conceitos e práticas relacionadas aos processos de concepção de uma inovação voltada para a sustentabilidade, que pode ser incremental, radical, ou nova para uma empresa ou setor, envolvendo um produto, serviço ou modelo de gestão. Seu foco é centrado em mudanças que contribuam para o desenvolvimento sustentável, incluindo mudança institucional ou social, e redução do impacto socioambiental. Abrange temas como: controle da poluição (tecnologias novas, melhores ou mais baratas); produtos ou serviços sustentáveis; modelo de gestão; tecnologias de produção limpa; processos mais eficientes; tecnologias de energia e de transporte sustentável; gestão de resíduos; reciclagem; ecodesign; rotulagem ambiental; avaliação de ciclo de vida de produto, entre outros.

Líder: Prof. Dr. Minelle Eneas da Silva (UNIFOR)

Marketing e Sustentabilidade

O tema trata de conceitos e práticas relacionadas às disciplinas de marketing. Trata de temas como: marketing social, marketing societal, macromarketing; marketing crítico; consumo sustentável; resíduos domiciliares; ética em marketing; consumo consciente; responsabilidade social corporativa aplicada a marketing; marketing e stakeholders; certificação de produtos sustentáveis.

Líder: Profa. Dra. Kavita Hamza (FEA-USP)

Operações sustentáveis

Este tema contempla estudos sobre modelos de gestão em processos produtivos que considerem aspectos da sustentabilidade na aplicação de princípios da gestão de operações e ferramentas para reduzir os impactos sociais e ambientais. Abrange temas como: tecnologias limpas; avaliação de ciclo de vida de produto; ecoparques industriais; gestão sustentável da cadeia de suprimentos; cadeia de valor sustentável; logística reversa; remanufatura; descarte e obsolescência programada; reciclagem; gestão de resíduos; gestão de passivos ambientais; gestão de resíduos, responsabilidade estendida do produtor; produção mais limpa; gestão da qualidade ambiental; certificações; ecoeficiência; ecodesign; ecologia industrial, entre outros.

Líder: Profa. Dra. Adriana Marotti de Mello (FEA-USP)

Reporte e Comunicação da Sustentabilidade

O tema trata de conceitos e práticas relacionadas aos processos de comunicação e reporte do desempenho e das práticas socioambientais e de sustentabilidade das organizações. Abrange temas como: relatórios de sustentabilidade; relatórios socioambientais; relato integrado (integrated report); balanço social; Global Reporting Initiative (GRI); comunicação da sustentabilidade pela internet (websites, redes sociais, apps), entre outros.

Líder: Profa. Dra. Fátima de Souza Freire (UnB) 

Responsabilidade social corporativa

O tema trata da Responsabilidade Social Corporativa e suas teorias, conceitos e práticas, discutindo os efeitos das ações das organizações nos diversos stakeholders com quem se relaciona. Abrange temas como: responsabilidade social, responsabilidade ambiental; ética nas organizações; comércio justo; economia inclusiva; comércio justo; marketing social; acordos e princípios internacionais de sustentabilidade e seus impactos para as organizações.

Líder: Profa. Dra. Lilian Caporlingua Giesta (Universidade Federal Rural do Semi-Árido)

Sustentabilidade e políticas públicas

O tema inclui aspectos relacionados à sustentabilidade e seu impacto ou relação com a criação de políticas públicas, incluindo: acordos de cooperação internacional; zoneamento ambiental; políticas e regulamentações social e ambiental; estratégias setoriais e públicas para sustentabilidade; monitoramento e fiscalização ambiental; licenciamento ambiental; gestão de conflitos, entre outros.

Líder: Profa. Dra. Sylmara Gonçalves Dias (EACH-USP)

Sustentabilidade na Economia e na Contabilidade

O propósito do tema é levar em consideração aspectos relacionados à sustentabilidade que incluam novas abordagens no que se refere a conceitos/áreas como: contabilidade ambiental; economia do meio ambiente; internalização de externalidades; tributação dos recursos naturais; pagamento por serviços ambientais; valoração ambiental e outros instrumentos econômicos de gestão ambiental.

Líder: Prof. Dr. Sergio Murilo Petri (UFSC)

Outros temas correlatos

Trabalhos cujos temas não se enquadram em nenhuma das classificações anteriores, mas cuja abordagem encontra-se no escopo do evento.

Líder: Profa. Dra. Adriana Caldana (FEA-RP-USP)