Áreas Temáticas

Os temas apresentados abaixo são para orientar os proponentes de trabalhos. Qualquer outro tema não listado será aceito se referir-se à gestão socioambiental em empresas.

Estratégia para a sustentabilidade

O tema trata de teorias, conceitos e práticas relacionadas aos processos de concepção, implementação e avaliação da estratégia com vistas à sustentabilidade. Abrange temas como: estratégias sustentáveis; projetos estratégicos sustentáveis; sustentabilidade como vantagem competitiva; impacto dos aspectos do macro ambiente relativos à sustentabilidade; gestão estratégica de crises e riscos; negócios sociais; novos modelos de negócios sustentáveis; negócios para a base da pirâmide; criação de valor sustentável; estratégias funcionais voltadas à sustentabilidade; estratégias setoriais e públicas para sustentabilidade; gestão da sustentabilidade na cadeia de valor; aplicações das abordagens estratégicas tradicionais orientadas à sustentabilidade

Gestão Ambiental

Este tema contempla estudos sobre elementos que visam mitigar problemas ambientais e buscar o uso mais eficiente dos recursos disponíveis, além da avaliação dos impactos e externalidades resultantes da produção de bens ou serviços, causados pelas atividades das organizações. Abrange temas como: sistemas de gestão ambiental; normas de gestão ambiental; ecoeficiência; auditoria ambiental; tecnologias limpas; produção mais limpa; projetos de gases de efeito estufa; gerenciamento de passivos ambientais.

Inovação Sustentável

O tema trata de teorias, conceitos e práticas relacionadas aos processos de concepção de uma inovação voltada para a sustentabilidade, que pode ser incremental, radical, ou nova para uma empresa ou setor, envolvendo um produto, serviço ou modelo de gestão. Seu foco é centrado em mudanças que contribuam para o desenvolvimento sustentável, incluindo mudança institucional ou social, e redução do impacto socioambiental.

Abrange temas como: controle da poluição (tecnologias novas, melhores ou mais baratas); produtos ou serviços sustentáveis; modelo de gestão; tecnologias de produção limpa; processos mais eficientes; tecnologias de energia e de transporte sustentável; gestão de resíduos; reciclagem; ecodesign; rotulagem ambiental; avaliação de ciclo de vida de produto, entre outros.

Operações sustentáveis

Este tema contempla estudos sobre modelos de gestão em processos produtivos que considerem aspectos da sustentabilidade na aplicação de princípios da gestão de operações e ferramentas para reduzir os impactos sociais e ambientais. Abrange temas como: tecnologias limpas; avaliação de ciclo de vida de produto; ecoparques industriais; gestão sustentável da cadeia de suprimentos; cadeia de valor sustentável; logística reversa; remanufatura; descarte e obsolescência programada; reciclagem; gestão de resíduos; gestão de passivos ambientais; gestão de resíduos, responsabilidade estendida do produtor; produção mais limpa; gestão da qualidade ambiental; certificações; ecoeficiência; ecodesign; ecologia industrial, entre outros.

Indicadores e modelos de mensuração da sustentabilidade

O tema trata de teorias, conceitos e práticas relacionadas aos processos de mensuração, controle e gestão do desempenho das organizações, em uma visão ampliada àquela descrita pela teoria da firma. Abrange temas como: indicadores de sustentabilidade; índices de Sustentabilidade; modelos de mensuração da sustentabilidade e do desempenho socioambiental; balanced scorecard sustentável; abordagem Triple Bottom

Line; contabilidade socioambiental; relatórios de sustentabilidade.

Abordagens econômicas da sustentabilidade

O propósito do tema é levar em consideração aspectos relacionados à sustentabilidade que incluam novas abordagens no que se refere a conceitos/áreas como: contabilidade ambiental; finanças sustentáveis; economia do meio ambiente; internalização de externalidades; tributação dos recursos naturais; pagamento por serviços ambientais; valoração ambiental e outros instrumentos econômicos de gestão ambiental.

Responsabilidade social corporativa 

O tema trata da Responsabilidade Social Corporativa e suas teorias, conceitos e práticas, discutindo os efeitos das ações das organizações nos diversos stakeholders com quem se relaciona. Abrange temas como: responsabilidade social, responsabilidade ambiental; ética nas organizações; comércio justo; abordagens teóricas do desempenho sustentável da firma; teoria dos stakeholders; economia inclusiva; comércio justo; marketing social; acordos, princípios internacionais de sustentabilidade e seus impactos para as organizações.

Sustentabilidade e políticas públicas

O tema inclui aspectos relacionados à sustentabilidade e seu impacto ou relação com a criação de políticas públicas, incluindo acordos de cooperação internacional, zoneamento ambiental, políticas e regulamentações social e ambiental; monitoramento e fiscalização ambiental; licenciamento ambiental, entre outros.

Outros temas correlatos

Trabalhos cujos temas não se enquadram em nenhuma das classificações anteriores, cuja abordagem encontra-se no escopo do evento.

Realização

Parceiros

Apoio